A importância da boa escovação
- Matheus Roriz
- 18 de mar.
- 2 min de leitura
Apesar de ser um assunto simples a escovação dentária precisa seguir algumas frentes importantes para não gerar problema. Desde crianças aprendemos a higienizar nossa boca, mas muitas vezes não aprendemos o suficiente ou o correto. A higienização matinal e noturna não é suficiente para total remoção de resíduos e sujeiras. A má escovação gera diversos problemas e causa transtorno à saúde bucal, gerando doenças gengivais, sensibilidade nos dentes e a periodontite (doença que leva a perda dos dentes).

O primeiro ponto a se atentar é a escova, ao contrário do que as pessoas pensam, uma boa escova deve ser de cerdas macias e regulares. As escovas que possuem cerdas duras e/ou irregulares podem machucar a gengiva e causar retração. A troca da escova também deve ser periódica e tem como período de vida ideal uma média de três meses de uso.
Uso excessivo e errado de produtos para enxágüe bucal também pode gerar transtornos. Escolher um enxaguante bucal com álcool não causa melhor limpeza nos dentes, pelo contrário, o produto prejudica a gengiva e esmalte dentário. O correto é escolher o enxaguante sem álcool e suave.
Outro erro comum é a não escovação da língua. O órgão, assim como os dentes, fica com acúmulo de resíduos que precisam ser retirados para uma completa limpeza bucal. Esse ato simples de escovação leva a resolução de pequenos problemas bucais como o mau hálito. O correto é usar um limpador ou raspador de língua para a completa limpeza.
Usar o fio dental diário também é de extrema importância para a remoção de resíduos acumulado entre os dentes, dos quais nenhuma escovação consegue limpar. O fio deve ser usado em todos os dentes, não apenas para remoção de restos alimentares visíveis. Deve-se lembrar também de ter cuidado coma gengiva na hora do processo de limpeza.
Para quem usa prótese dentária e/ou aparelhos de correção o cuidado deve ser redobrado. A boa higienização deve ser ainda mais rigorosa, pois os dois objetos podem ter ainda mais resquícios de alimentos do que os dentes e a língua.
E para ter uma escovação adequada, existem algumas regrinhas:
Escovação
- Escovação das superfícies voltadas à bochecha.
- Escovação das superfícies internas
- Escove as partes da mastigação
- Inicie sempre pelos dentes superiores.
Fio Dental
- Separe uma média de 40 cm de fio dental
- Segure entre o polegar e indicador.
- Cuidadosamente deslize para cima e para baixo na base lateral de cada dente.
- Utilize um pedaço novo a cada novo dente.
Em caso de dúvidas sobre seu processo de escovação, consulte o dentista. Lembrando sempre que a boa escovação pode evitar diversas doenças bucais.


Comentários