A sensibilidade dentária
- Matheus Roriz
- 18 de mar.
- 2 min de leitura
A sensibilidade dos dentes pode ser desenvolvida pelo desgaste do esmalte que protege os dentes deixando à mostra a dentina, onde milhares de canalículos que ficam no centro do dente e levam o nervo da polpa até a superfície ficam expostos, causando assim a dor.
Quando o dente perde a proteção do esmalte, o paciente passa a ter hipersensibilidade e sente dor ao simples toque de qualquer substancia quente, gelado, doce ou acida. Alguns relatam inclusive uma sensibilidade durante escovação ou em contato ao vento frio do inverno.

O desgaste do esmalte dentário pode ser causado por diversas frentes, entre elas: fraturas dentárias, consumo de alimentos e bebidas ácidos, retração gengival, bruxismos e cárie, podem ser alguns dos fatores que ajudam a desmineralizar o esmalte protetor e gerar a sensibilidade ou hipersensibilidade dentária.
É importante que ao primeiro sinal de dor derivada da sensibilidade o paciente já procure um profissional para entender as causas e principalmente, definir um tratamento específico. Dentre os mais comuns tratamentos estão: aplicação de verniz com flúor e restauração da áreas onde o esmalte está desgastado.
Para quem não sofre do mau, pequenas atitudes diárias podem ser praticadas para evitar o problema no futuro:
- Cuidado na escolha da escova dentária, que devem ter cerdas macias para não lesionar o esmalte. Além da escolha do produto, a força empregada na escovação deve ser controlada, é importante fazer o movimento certo para a limpeza, o que não leva a força para escovação.
- Evitar bebidas ácidas, com cafeína ou gaseificadas que podem prejudicar os dentes além da sensibilidade.
- Um bom processo de limpeza é fundamental manter uma saúde bucal, com regular processo de limpeza usando: boa pasta dental, fio dental e flúor. Manter os dentes limpos ajudam em todo o processo da saúde bucal.
- Cuidado com clareamento: os processos químicos de um clareamento dentário podem danificar os dentes. É importante sempre ter a supervisão de um profissional e utilizar produtos confiáveis.
Para quem sente a sensibilidade, mesmo que pequena, deve procurar ajuda imediata de um profissional.


Comentários